Digital Event | - 2021 Feb 26
Estimulado pela reação mundial às alterações causadas pela pandemia global, a economia global acelerou ainda mais o processo de transição digital, e a IDC prevê que já em 2022, 65% do PIB global esteja digitalizado, ou seja, a maioria dos produtos e serviços terão como base um modelo de entrega digital.
Esta aceleração representará a um investimento global em tecnologia superior a 6 biliões de Euros entre 2020 e 2023.
Embora o período crítico da crise pandémica esteja ultrapassado, a recuperação das disrupções na economia e das mudanças sociais e empresariais de longo prazo irão obrigar uma redefinição das prioridades e influenciar as decisões de investimento em TI e Digital nos próximos cinco anos. Mas apesar da disrupção, ficou claro que a tecnologia e o digital irão desempenhar um papel ainda mais importante para as organizações públicas e privadas.
O evento IDC FutureScape irá apresentar as mais recentes previsões da IDC até 2024 para as dimensões da Future Enterprise.
As previsões focar-se-ão em quatro eixos fundamentais de desenvolvimento.
Identificar como as respostas das organizações à crise aceleram as tendências de adoção de tecnologia já existentes.
Identificar onde as organizações irão focar os seus investimentos nos próximos dois anos, de forma a reparar as lacunas nos ambientes tecnológicos expostos pela crise, bem como corrigir as falhas introduzidas na resposta inicial a crise pandémica.
Identificar onde as organizações irão procurar alavancar a tecnologia para tirar partido das disrupções competitivas nos seus mercados, através da extensão de capacidade e novos modelos de negócio no novo normal.
Identificar como as respostas das empresas relativamente aos três eixos de desenvolvimento acima irão alterar o ecossistema das empresas tecnológicas, a oferta e novas plataformas.
Em 2025, pelo menos 90% das novas aplicações empresariais incluirão funcionalidade de IA, redefinindo por completo o modelo de trabalho.
Em 2023, 25% das empresas irão utilizar dados provenientes de IoT para gerar novos modelos de negócio.
Em 2025, 60% das principais marcas e retalhistas mundiais irão dispor de sistemas de Inteligência Artificial que permitam analisar e gerir o comportamento emocional dos clientes, de forma a melhorar o NPS e conversão das vendas.
Em 2022, as duas mil maiores empresas globais investirão mais de 100 mil milhões de euros em soluções de Inteligência Artificial e Analítica Avançada (em média 50 milhões por empresa) apenas com o objetivo de melhorar a aquisição e análise de dados de clientes.
Em 2023, 50% das duas mil maiores organizações irão nomear um diretor de confiança com capacidades para assegurar a confiança em áreas como a segurança, finanças, RH, risco, vendas, produção e restante departamentos da organização.
Em 2025, serão gerados mais de 500 milhões de aplicações para suportar a inovação das organizações numa economia onde 53% do PIB será proveniente de empresas digitais.
Até 2022, 70% das empresas vão passar a integrar a gestão da cloud – nas suas clouds públicas e privadas – implementando tecnologias, ferramentas e processos unificados de multicloud.
Em 2023, mais de metade das novas infraestruturas de TI corporativas implementadas estarão no “edge” e não no datacenter. O que fará com que o peso do innvestimento de infraestrutura no “edge” passe dos 10% atuais para mais de 50% em 2023.
Em 2024, 50% das empresas irão utilizar IA para automação inteligente do processo de seleção e contratualização com fornecedores.
Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor, IDC
Gabriel Coimbra
Group Vice President and Country Manager, IDC
Jorge Costa Reis
Associated Partner, IDC Consulting & CEO, Zertive Consulting
Miguel Guedes
Director Consulting Expert Financial Services, CGI
Pedro Machado
Director Consulting Services Energy Sector, CGI
Paulo Mestre
Diretor PRIMAVERA Consulting
Vasco Jesus
Head of Analytics, Mind Over Data
Paulo Pinto
Diretor Geral, La Redoute Portugal
Sofia Tenreiro
COO Comercial Business, Galp
Maria José Campos
Administradora, Millennium BCP
57 Anos | 1300 Analistas | 110 Países
A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação e Transformação Digital. Mais de 1.300 analistas da IDC fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local em mais de 110 países. Há 50 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objetivos de negócio. Para saber mais, visite: www.idc.pt