03 Sep 2020

Mercado de impressoras tem alta de 4,1% no primeiro trimestre de 2020, segundo a IDC Brasil

Mercado de impressoras tem alta de 4,1% no primeiro trimestre de 2020, segundo a IDC Brasil

Vendas de modelos tanque de tinta aumentam em micro e pequenas empresas e no varejo

São Paulo, 16 de junho de 2020 - O mercado de impressoras vendeu 659.468 unidades e cresceu 4,1% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Do total de unidades, foram 313.084 modelos tanque de tinta, um aumento de 20%, 116.510 foram a laser (- 2,4%), 228.865 foram de cartucho (-9%), e 1.009 foram matriciais (-27,5%). Os resultados são do estudo IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q12020, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Segundo Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil, o volume de vendas de modelos tanque de tinta comprova tendência de mercado, que vem dando sinais de preferência por essa categoria. Microempresas (de 1-9 funcionários) e pequenas empresas (de 10-99 funcionários) aumentaram em 27,1% e 25,3%, respectivamente, as compras dessas impressoras. No varejo, as vendas desse modelo cresceram 18,1%.

A expansão do home office a partir da segunda quinzena de março também impulsionou o mercado de impressoras tanque de tinta. “Elas são boas opções para quem procura custo-benefício. Por mais que o seu preço seja um pouco mais alto, o investimento pode ser compensado a médio e longo prazo com o suprimento, que oferece maior rendimento”, explica Rodrigo. Neste período, a IDC Brasil percebeu pessoas comprando impressoras para usar em casa e empresas alugando ou oferecendo subsídio para seus funcionários fazerem essa compra e continuarem trabalhando durante o distanciamento social causado pela pandemia.

No segmento a laser, a IDC Brasil revela que as fabricantes focaram na oferta de modelos de entrada, que imprimem abaixo de 30 ppm, para empresas. “Essa categoria teve crescimento de 8,5% enquanto as impressoras acima de 31 ppm tiveram queda de 11,1%”, diz Rodrigo.

No começo do ano, a IDC Brasil esperava crescimento de impressoras a laser e queda no segmento de tinta, mas aconteceu o contrário. Segundo Rodrigo, a pandemia de covid-19 levou ao adiamento de projetos de bancos e governo, por exemplo, que estavam agendados para o início desse ano. “Com isso, o mercado deixou de contabilizar no primeiro trimestre de 2020 um volume importante de unidades que deveriam ser vendidas se esses projetos tivessem acontecido”, revela o analista da IDC Brasil.

As vendas no setor corporativo representaram 65,8% do mercado de impressoras no primeiro trimestre de 2020, com 434.024 unidades. No varejo, as vendas representaram 34,2%, com 225.444 impressoras.

Expectativas

A projeção da IDC Brasil para o mercado de impressão é de queda de dois dígitos no segundo trimestre de 2020 e de retração anual de 5,4%. Entre os fatores, Rodrigo aponta a alta do dólar e o consequente repasse de preços, e os impactos da pandemia de covid-19 no varejo físico. “Há um forte movimento de adoção ou migração para o digital, mas essa adaptação e os resultados não acontecem de uma hora para outra e o resultado de vendas deve ser abaixo do normal para o período. Mas, por outro lado, caso os projetos adiados no primeiro trimestre aconteçam, podem dar fôlego principalmente ao segmento a laser”, finaliza o analista da IDC Brasil.

***

Sobre a IDC

A International Data Corporation (IDC) é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.

Com mais de 1.100 analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendências e oportunidades em tecnologia e indústria em 110 países.

A análise e o conhecimento da IDC ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais.

Fundada em 1964, a IDC é uma subsidiária da IDG, a principal empresa de tecnologia, pesquisa e mídia de eventos do mundo.

Para saber mais sobre IDC, visite www.idc.com e www.idclatin.com

Acompanhe a IDC no LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/IDC-Latin-America

Coverage

Regions Covered

Brazil


Topics Covered

COVID-19, Printers